sábado, 23 de abril de 2011

PLANO DE ENSINO MATERNAL I

 PLANO DE ENSINO MATERNAL I

I – Introdução:

Planejar algo requer muita organização, disciplina e principalmente intencionalidade dos objetivos a serem alcançados. Pensar hoje em educação infantil implica, sobretudo, assumir uma postura de compromisso com a formação da criança, sendo preciso considerar todos os aspectos que compõem sua formação, desde os cuidados de higiene e saúde, sua segurança no ambiente escolar, seu desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Preocupados com esta discusão, o presente plano busca direcionar situações de aprendizagem que contribua efetivamente para o desenvolvimento das crianças com os quais iremos trabalhar este ano.
Tentaremos abordar todos os aspectos dentro do que dispomos de maneira a privilegiar o lúdico, a fantasia, o faz-de-conta tão necessário para esta faixa etária, além do afeto e o respeito ao ritmo e individualidade de cada um.

II – ÁREAS DO CONHECIMENTO:

Formação Pessoal e Social
2.1 – Identidade e Autonomia

OBJETIVOS:

• Estimular a criança favorecendo sua independência através de ações;
• Valorizar o que a criança faz e fala, favorecendo sua auto-estima;
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Desenvolver a capacidade de relacionar-se com crianças da mesma idade;
• Interessar-se pelo cuidado do próprio corpo, executando ações relacionadas à saúde e higiene;
• Expressar desejos, sentimentos, vontades e desagrado, agindo com progressiva autonomia.

CONTEÚDOS:

AUTO ESTIMA:
• Valorização do que a criança fala e faz.

ESCOLHA:
• Escolha de brinquedos, objetos e espaços para brincar.

FAZ-DE-CONTA:
• Situações para que as crianças imitem ações que representem diferentes pessoas, personagens ou animais;
• Interesse pelas brincadeiras e pela exploração de diferentes brinquedos;
• Participação de brincadeiras de “esconder-achar” e em brincadeiras de imitação.

INTERAÇÃO:
• Desenvolvimento da capacidade de relacionar com crianças da mesma idade;
• Respeito às diferenças: estimulo e troca entre as crianças;
• Realização de pequenas ações cotidianas, para que adquira maior independência;
• Respeito às regras simples de convívio social.

IMAGEM:
• Reconhecimento progressivo do próprio corpo através do auxilio do espelho, das diferentes sensações e ritmos que produz.

CUIDADO:
• Intervenção e incentivo das necessidades de higiene, educação e descanso;
• Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda;
• Expressão e manifestação de desconforto relativo à presença de urina e fezes nas fraldas, interessando-se em desprender-se das mesmas e utilizar o vaso sanitário.

SEGURANÇA:
• Identificação de situação de risco no seu ambiente mais próximo;
• Orientação sobre o uso de utensílios e objetos de forma segura.

Conhecimento de Mundo
2.2 – Linguagem Oral e Escrita

OBJETIVOS:

• Desenvolver a oralidade;
• Interagir com outras pessoas e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
• Interessar-se pela leitura de histórias;
• Familiarizar-se aos poucos com a escrita em situações em que ela se faz necessária e por meio do contato com ao mais variados suportes de textos.

CONTEÚDOS:

ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA:

• Ampliação do vocabulário;
• Leitura em voz alta, feita pelo professor em momentos organizados ou espontâneos utilizando diferentes tipos de textos;
• Observação e manuseio de materiais impressos;
• Interação e participação constantes na escuta de músicas e histórias;
• Confecção de cartazes e painéis.

Conhecimento de Mundo
2.3 – Matemática

OBJETIVOS:
• Estabelecer noções básicas do uso da matemática no cotidiano;
• Explorar a contagem oral.

CONTEÚDOS:

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO:

• Exploração e montagem de figuras;
• Seqüências numéricas oral, envolvendo contagens e números relativos a cantigas e rimas infantis;
• Organização de espaços, objetos e brinquedos que contenham números enriquecendo o faz-de-conta.

GRANDEZAS E MEDIDAS:

• Observação do tempo: dia e noite, agora, depois.

ESPAÇO E FORMA:

• Identificação de formas geométricas básicas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo);
• Observação de diferenças e semelhanças entre figuras e pessoas.

Conhecimento de Mundo
2.4 – Artes visuais/ Música

Música
OBJETIVO:
• Ouvir, perceber e discriminar e imitar fontes sonoras.

Artes Visuais
• Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e materiais;
• Entrar em contato com diversas formas de expressões artísticas.

CONTEÚDO:

FAZER ARTÍSTICO:
• Exploração e manipulação de materiais diversos;
• Exploração e conhecimento de diferentes movimentos gestuais visando à produção de marcas gráficas;
• Cuidado com os materiais, com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo.

FAZER MUSICAL:
• Participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos.

APRECIAÇÃO MUSICAL:
• Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais;
• Escuta de obras musicais variadas.

Conhecimento de Mundo
2.5 – Movimento

OBJETIVOS:
• Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
• Deslocar-se com destreza no espaço aperfeiçoando as capacidades motoras;
• Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamentos de objetos diversos;
• Expressar-se através de gestos e ritmos em situações de interação.

CONTEÚDOS:

EXPRESSIVIDADE
• Reconhecimento progressivo dos segmentos do corpo por meio de brincadeiras, uso do espelho e da interação com outras crianças e adultos;
• Experiências significativas em relação à sensibilidade corporal com materiais diversos.

EQUILÍBRIO E COORDENAÇÃO
• Valorização de jogos motores e brincadeiras;
• Organização de ambientes com materiais que propiciem as descobertas e exploração do movimento;
• Desenvolvimento progressivo das capacidades motoras.

Conhecimento de Mundo
2.6 – Natureza e Sociedade

OBJETIVOS:
• Estabelecer algumas relações com o meio ambiente;
• Perceber a importância de cuidados relativos à saúde.

CONTEÚDOS:

A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE:
• Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições da comunidade.

OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
• Acompanhamento e desenvolvimento da paisagem local;
• Valorização de atitudes de manutenção e preservação de espaços coletivos e do meio ambiente.

SERES VIVOS
• Percepção do desenvolvimento gradativo do próprio corpo e suas características;
• Percepção da importância dos cuidados relativos à saúde;
• Contato com pequenos animais e plantas.

III – Avaliação

A avaliação estará ocorrendo em todos os momentos, ela nos auxiliará a pensar em caminhos que facilitem a aprendizagem de cada criança, dentro de suas possibilidades, reconhecendo suas características peculiares.
Uma proposta de avaliação deve levar em conta os interesses e possibilidades de exploração do mundo por parte das crianças, respeitando sua identidade sócio-cultural e proporcionando-lhes um ambiente interativo e rico em materiais e situações a serem vivenciadas.

IV – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria da Educação Fundamental, Brasília: MEC/ SEF, 1998, Vol. 1: Introdução; Vol. 2: Formação Pessoal e Social; Vol. 3: Conhecimento de mundo;
• Prefeitura Municipal de Marília. Secretaria Municipal da Educação. Indicadores de aprendizagem da Educação Infantil – 0 a 6 anos;
• Prefeitura Municipal de Marília. Secretaria Municipal da Educação. Objetivos e Conteúdos para crianças – 0 a 3 anos;

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